Em viagem ao Mato Grosso, a presidente e fundadora do AAL, Dra. Laila de Laguiche, e Thierry Zen Ruffinen, presidente da Companhia Internacional da Ordem de Malta contra a Hanseníase (CIOMAL, na sigla em francês), se encontraram com servidores da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), entre eles João Francisco Borba (gerente de projetos do AAL no MT), Juliano Silva Melo ( Secretário Adjunto de Atenção e Vigilância à Saúde), e Diógenes Marcondes (Superintendente de Atenção à Saúde). Na reunião, Dra. Laila apresentou o balanço do triênio da Cooperação Técnica com o Governo do Mato Grosso, em prol do projeto “Mato Grosso em Redes: Cuidado Integral em Hanseníase”, relatando o andamento dos projetos FeetHansen e DOCHansen, que foram implantados em cidades do estado.
A ação FeetHansen ofereceu a implantação de três oficinas ortopédicas de confecção de palmilhas e adaptação de calçados para pessoas acometidas pela hanseníase, bem como a doação de sapatos digitais entregues a pacientes com casos graves de neuropatias.
Já a ação DOCHansen trata-se de uma plataforma virtual que conecta médicos hansenologistas experientes à médicos generalistas, para esclarecer dúvidas para o tratamento de casos críticos da doença, de forma totalmente gratuita.