TECHansen

TECHansen é uma ação da Aliança contra a Hanseníase para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiências físicas causadas pela hanseníase. Idealizada pela terapeuta ocupacional Dra. Susilene Nardi, que também é embaixadora da ação, a TECHansen doa materiais de tecnologia assistiva, como abdutor de polegar, tipoia e fixadores, para pacientes de todo o país. A solicitação deve ser feita pelos profissionais de saúde que fazem o acompanhamento dos casos.

A fase piloto da ação foi iniciada em agosto de 2021 com foco em dois estados, São Paulo e Paraná, e um estoque de 600 itens. Em menos de um mês, metade do material foi doado e, em agosto do mesmo ano, a iniciativa passou a atender todo o país. Em 2022, a Aliança contra Hanseníase recebeu menção honrosa do Ministérios da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde pelos resultados alcançados com a TECHansen.

Dra. Susilene Nardi / Terapeuta Ocupacional – Embaixadora da Ação TECHansen

Qual o objetivo da ação TECHansen?

Antes de receberem o diagnóstico de hanseníase, os pacientes realizam em torno de 4,5 consultas na rede de saúde privada e até 2,5 na rede pública. Essa peregrinação favorece o surgimento de deformidades físicas. Dados do SINAN apontam que de cada dez pessoas com hanseníase, cinco sofrem com algum grau de incapacidade física, funcional ou visível. As sequelas causadas pela doença dificultam as atividades mais simples do dia a dia.

Com a Ação TECHansen, o Instituto Aliança contra Hanseníase tem o objetivo de doar materiais, equipamentos e dispositivos de tecnologia assistiva para pacientes que apresentam deficiências físicas ou alterações ocasionadas pela hanseníase nos olhos, no nariz, nas mãos e nos pés.

Dra. Laila de Laguiche / Dermatologista – Presidente da AAL

Materiais/dispositivos disponíveis para doação

Clique em cada um dos itens abaixo para mais detalhes sobre o material:

Dispositivo que posiciona o polegar em abdução e oponência, facilitando a preensão e aumentando a amplitude de movimento.

Para saber o tamanho adequado, meça a circunferência da mão sem considerar o polegar (veja na imagem abaixo o local na mão que deve ser medido):

 ModeloTamanho
Pde 13 cm a 16 cm
Mde 17 cm a 20 cm
Gde 21 cm a 26 cm

Hanseníase indicação: para quem apresenta diminuição ou ausência da força do músculo abdutor curto por lesão do nervo mediano ou sequela de “mão” reacional. Objetiva melhorar a preensão, haja vista que o polegar colabora com 50% das preensões da mão.

Abotoador de roupas: para auxiliar no abotoamento de camisas e roupas em geral. Hanseníase indicação: Indicado para os casos que apresentam dificuldade na oponência do polegar e pinça do polegar com o segundo e com o terceiro dedos após acometimento do nervo mediano e ou mediano/ulnar.
 

Adaptador universal multiuso (para barbeador, talheres, canetas, escova de dente, escova de cabelo, pente, entre outros).

Hanseníase indicação: para quem apresenta flexão dos dedos da mão (garra rígida ou móvel) uni ou bilateral e apresenta dificuldade de segurar objetos acima descritos.

Órtese suropodálica para pé caido: Indicada em sequelas neurológicas, em especial na paralisia do músculo tibial anterior (pé caído).

Hanseníase indicação: para quem apresenta diminuição ou ausência da força do músculo Tibial anterior, um dos principais músculos que realiza a dorsiflexão dos pés.

A órtese será usada dentro do calçado e por ser flexível pode ser usada durante a marcha. Apesar de não ser seu principal propósito, a órtese pode, em caso de necessidade, ser usada para imobilização do membro inferior, nas neurites do nervo tibial posterior.
Para solicitar o tamanho correto, utilize a tabela de medidas abaixo:

Tamanho (direito ou esquerdo)Altura
35-3729cm
37-3931cm
39-4134cm
41-4439cm
O dispositivo ajuda a calçar sapatos de modelos variados e ou tênis.
 
Hanseníase indicação: Indicado para pessoas que apresentam lesão do nervo mediano com dificuldade de realizar a pinça em chave e trípode do polegar com segundo e terceiro dedos da mão necessárias para puxar o contraforte (base do calcanhar) do calçado. Pode-se acoplar à calçadeira o fixador em tiras ou adaptador universal. Os indivíduos que apresentam dificuldade de dobrar a coluna para alcançar o calçado podem ser também beneficiadas com este dispositivo. 

 

 

Caneta touch: Auxilia na digitação em smartphone, ipad, teclado, entre outros. A caneta tocha possui uma ponta emborrachada que direciona a digitação para a tecla pretendida e evita que o dedo escorregue.

Hanseníase indicação: para quem perdeu a sensibilidade tátil dos dedos utilizados para digitação, para quem tem dificuldade de coordenação fina e ou apresenta diminuição de força muscular, ou ainda garra rígida ou móvel. A caneta tocha pode ser acoplada no engrossador multiuso ou no adaptador universal ou ainda no fixador em tiras.

Colher de poliamida: A colher suporta altas temperaturas e evita queimaduras em especial ao manipular alimentos na panela com fogo aceso.

Hanseníase indicação: para quem apresenta diminuição ou ausência de sensibilidade na(s) palma(s) da(s) mão (s) e precisa de proteção quando estiver lidando com altas temperaturas.

Colírio Adaptis: serve para hidratar a córnea.

Hanseníase indicação: para quem faz uso da medicação (poliquimioterapia); tem lagoftalmo; ressecamento de córnea; triquíase; opacidade corneana; diminuição da sensibilidade da córnea; sensação de ardor, coceira e irritação.

Engrossador multiuso: Possibilita que pessoas com dificuldade de preensão possam aumentar a espessura de objetos como lápis, caneta e escova de dente.

Hanseníase indicação: para quem apresenta diminuição de força muscular, em especial dos lumbricais e interósseos, e precisa aumentar a espessura de alguns objetos para facilitar a preensão.

Engrossador de talheres: Possibilita que pessoas com dificuldade de preensão possam aumentar a espessura dos talheres como faca, garfo e colher. O engrossador possui um orifício fino e transversal que ainda permite encaixar objetos que tem formato reto como chave, extrator de grampo, lixa de unha, estilete, entre outros.

Hanseníase indicação: para quem apresenta diminuição de força muscular, em especial dos lumbricais e interósseos, e aumentar a espessura de alguns objetos para facilitar a preensão.

Esponja de silicone multiuso (para banho ou cozinha)

Hanseníase indicação: para quem apresenta flexão dos dedos da mão (garra rígida ou móvel) uni ou bilateral e apresenta dificuldade de segurar o sabonete/sabão e a bucha ao mesmo tempo.

Fixador em tiras para barbeador, talheres, pincéis, canetas, escova de dente, escova de cabelo, pente, entre outros.

Hanseníase indicação: para quem apresenta flexão dos dedos da mão (garra rígida ou móvel) uni ou bilateral e apresenta dificuldade de segurar objetos acima descritos.

 
 

Tabela de medidas:

Cor/ModeloTamanhoPeso
Amarelo15cm x 2cm5g
Vermelho20cm x 2cm6g
Gelo25cm x 2cm10g
Azul20cm x 3cm13g
Verde25cm x 3cm15g
Preto menor12,5cm x 2cm12g
Preto maior15,5cm x 2cm13g

Alça simples

Fixador em alça simples: possibilita que pessoas com dificuldade de preensão possam segurar objetos robustos como copos, canecas, garrafas, mamadeiras, celulares, brinquedos, entre outros.

Hanseníase indicação: para quem apresenta flexão dos dedos da mão (garra rígida ou móvel) uni ou bilateral e apresenta dificuldade de segurar objetos acima descritos.

 

Alça dupla

Fixador em alça dupla: possibilita que pessoas com dificuldade de preensão bilateral possam segurar objetos robustos como copos, canecas, garrafas, mamadeiras, celulares, brinquedos, entre outros.

Hanseníase indicação: para quem apresenta flexão dos dedos da mão (garra rígida ou móvel) bilateral e apresenta dificuldade de segurar objetos acima descritos.

Fixadores em alça dupla e alça simples

Luva térmica em silicone (modelo “COM DEDOS”): a luva suporta altas temperaturas e evita queimaduras no fogo, churrasqueira, entre outros.

Hanseníase indicação: para quem apresenta diminuição ou ausência de sensibilidade na(s) palma(s) da(s) mão (s), e precisa de proteção para lidar com altas temperaturas (até 250°). A luva térmica no modelo “com dedos” deve ser solicitada para indivíduos que, apesar da alteração sensitiva NÃO apresentam flexão dos dedos da(s) mão(s) e ou reabsorção(ões) óssea(s).

Luva térmica em silicone (modelo “BICO DE PATO”): a luva suporta altas temperaturas e evita queimaduras no fogo, churrasqueira, entre outros.

Hanseníase indicação: para quem apresenta diminuição ou ausência de sensibilidade na(s) palma(s) da(s) mão (s), e precisa de proteção para lidar com altas temperaturas (até 250°). A luva térmica no modelo “BICO DE PATO” deve ser solicitada para indivíduos que apresentam flexão dos dedos da(s) mão(s) e ou reabsorção(ões) óssea(s).

Óculos de sol diurno: para proteção da córnea. Hanseníase indicação: para quem tem lagoftalmo, ressecamento de córnea, diminuição da sensibilidade da córnea entre outras complicações oculares.

Órtese de posicionamento lumbrical: esta órtese posiciona a metacarpofalangeana em flexão (30ᵒ-50ᵒ) para que o paciente consiga realizar a preensão dos objetos de forma funcional.

Hanseníase indicação: para quem apresenta diminuição ou ausência de força muscular de interósseos e lumbricais e apresenta (ou não) garra móvel. Facilita a preensão de objetos e posiciona a mão de maneira funcional, evitando que o paciente use a ponta dos dedos e a cabeça dos metacarpianos na preensão dos objetos.

Para saber o tamanho adequado, utilize a lista abaixo (considerar as mesmas medidas da órtese para as mãos esquerda/direita):

 ModeloTamanho
PP16 cm
P16,5cm
M18cm
G19,5cm

Pinça de sobrancelha: para extração de pelos

Hanseníase indicação: para quem tem triquíase (cílios virados para dentro do olhos);

Protetor ocular noturno: serve para proteger a córnea.

Hanseníase indicação: para quem tem lagoftalmo (dificuldade ou incapacidade de ocluir a pálpebra);

Soro fisiológico em gel: para hidratação da mucosa nasal

Hanseníase indicação: para quem apresenta ressecamento da mucosa nasal, crostas aderidas, perfuração ou desabamento de septo e/ou abas nasais.

Tipoia: para imobilização de membro superior (direito ou esquerdo)

Hanseníase indicação: para quem apresenta inflamação de nervos – neurite (ulnar, mediano e radial) e necessita permanecer em repouso até que a inflamação ceda associando ao uso de medicamento específico para tal.

O profissional deve ficar atento e indicar o uso de tipoia quando, ao monitorar a lesão neural por meio da avaliação neurológica simplificada, identificar espessamento neural, dor e/ou a diminuição ou perda da sensibilidade de um mês para outro, ou de uma avaliação para outra.

Como solicitar os materiais/dispositivos?

Para solicitar os materiais e dispositivos disponibilizados pela AAL, é necessário que o profissional de saúde (apenas terapeuta ocupacional, enfermeiros, fisioterapeuta ou médico) que acompanha o paciente em reabilitação com hanseníase e que esteja alocado, preferencialmente, em um serviço público de referência e/ou de reabilitação, preencha o formulário com informações básicas sobre o serviço e sobre o diagnóstico e o acompanhamento do paciente que irá receber o material. No final, deve assinar um termo de consentimento. Neste formulário poderão ser indicados os materiais necessários para até três pacientes.

Após a análise das informações pela AAL, o material será separado e enviado sem custos no endereço indicado no cadastro, de acordo com a disponibilidade dos itens em nossos estoques. 

Parceiros e doadores

Pessoas interessadas em realizar doações dos materiais descritos acima podem enviar e-mail para [email protected]

Para fazer doações em dinheiro, clique aqui ou faça uma transferência bancária para:

Instituto Dra. Laila de Laguiche (Alliance Against Leprosy)
CNPJ: 33.246.584/0001-39
Banco do Brasil (001)
Agência: 1622-5
Conta corrente: 20346-7
CHAVE PIX (tipo CNPJ): 33246584000139
IBAN: BR8500000000016220000203467C1
SWIFT: BRASBRRJCCTA

Mais informações pelo e-mail [email protected].

Quero ser um doador do TECHansen, como faço?

A ação inicial foi viabilizada graças à doação da artista plástica francesa Flo de Bretagne, conhecida por suas pinturas coloridas, inspiradas na beleza da natureza e dos animais. Além da doação, a artista também disponibilizou a imagem de uma de suas artes para ser utilizada na ação, que é caracterizada por uma flor denominada Harmonia, simbolizando a atenção integral ao paciente acometido pela Hanseníase. Hoje, a TECHansen também conta com uma rede de parceiros:

Receba nossas comunicações em seu email