Blog

O 2022 da Aliança contra Hanseníase

O ano de 2022 foi sinônimo de expansão para o Instituto Aliança contra Hanseníase. Nos últimos 12 meses, compartilhamos nosso propósito com mais pessoas por meio de projetos, visibilidade na imprensa e participação em eventos nacionais e internacionais. 

Logo no início do ano, nosso diretor executivo, Dr. Francisco Bezerra de Almeida, concedeu uma entrevista à TV Cultura falando sobre a campanha Janeiro Roxo e os desafios para o diagnóstico precoce da hanseníase.

Em março, celebramos a chegada do programa TECHansen à região da Amazônia, uma grande conquista tendo em vista, sobretudo, o número de casos de infecção no Norte do país. Três dos cinco estados com maior incidência estão na região: Tocantins, Rondônia e Pará, de acordo com o Ministério da Saúde. Três meses depois, o TECHansen recebeu menção honrosa no Mapeamento de Experiências Exitosas em Hanseníase do Governo Federal e terá um documentário produzido pelo Ministério da Saúde.

Devemos destacar, ainda, o avanço do projeto de sapatarias especializadas em municípios de Mato Grosso, no Centro-Oeste. O foco é a  implantação de sapatarias focadas no atendimento de pessoas impossibilitadas de utilizar calçados comuns devido às sequelas provocadas pela hanseníase.

2022 também foi ano de renovação, com a chegada de Reinaldo Bechler, especialista em história da hanseníase, como novo gestor de projetos da AAL. Suas atividades começarão em janeiro de 2023. 

Participação nos principais congressos do setor

Outro ponto forte de 2022 foi a participação ativa da AAL nos principais eventos das área de dermatologia e hansenologia. Nossa equipe esteve presente no Congresso Europeu de Dermatologia, que aconteceu na cidade de Milão, na Itália, apresentou um e-pôster e teve um estande. 

Teve presença garantida também no 21º Congresso Internacional de Hanseníase, evento global realizado na Índia que, nesta edição, teve sua primeira sessão lusófona. Com incentivo e patrocínio da CIOMAL, a AAL fez várias contribuições, inclusive a apresentação inédita de calçados digitais para pessoas acometidas pela hanseníase na categoria SHORT VIDEOS. Neste mês de dezembro, participamos e patrocinamos, junto à CIOMAL, a 16ª edição do Congresso Brasileiro de Hansenologia.

Visibilidade

Como resultado desse trabalho intenso, fomos destaque em mais de 140 reportagens em veículos de comunicação como Observatório do Terceiro Setor, Rádio CBN e Portal Medicina e Saúde. Em nosso site, ultrapassamos a marca de 15 mil acessos.

Não chegaríamos até aqui sem o apoio de parceiros e patrocinadores que acreditam no propósito de erradicar a hanseníase no Brasil e oferecer qualidade de vida às pessoas que sofrem com as sequelas deixadas pela doença. Sempre temos muito a construir, mas estamos certos de que avançamos mais em 2022. 

A equipe do Instituto Aliança contra Hanseníase deseja a todos um Natal de luz e um 2023 de paz, prosperidade e esperança. 

Compartilhe este conteúdo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Nossas redes

Pesquisa

Artigos mais recentes

Categorias do blog

Sugestões de leitura

Receba nossas comunicações em seu email