Blog

Instituto Aliança Contra Hanseníase oferecerá curso sobre tecnologia assistiva durante o 17º Congresso Brasileiro de Hansenologia

Cursos Tecnologia Assistiva no SUS - Congresso Brasileiro de Hansenologia

Compartilhar conhecimento de qualidade faz parte do DNA do Instituto Aliança Contra Hanseníase e é por isso que durante o 17º Congresso Brasileiro de Hansenologia vamos oferecer o curso Tecnologia Assistiva no Sistema Único de Saúde – Programa OPM na Hanseníase – Coparticipação com o Terceiro Setor, trazendo informações valiosas sobre o uso de tecnologias assistivas em pacientes de hanseníase. 

A diretora técnica do AAL, Dra. Susilene Tonelli Nardi, vai ministrar o curso. Terapeuta ocupacional com doutorado em Ciências da Saúde, ela é pesquisadora científica do Instituto Adolfo Lutz e apresentará informações essenciais sobre a integração de tecnologia assistiva no atendimento de pacientes com hanseníase. 

“O curso oferecerá um aprofundamento no tema Tecnologia Assistiva, sua classificação, os dispositivos oferecidos pelo SUS, a composição da rede de assistência e o passo a passo para a indicação, prescrição e solicitação no programa de Órtese, Prótese e Meios Auxiliares de locomoção, além de mostrar algumas das ações desenvolvidas pelo terceiro setor nesta área. Os cursistas terão a oportunidade de fazer os moldes de órteses mais usadas para pessoas que têm ou tiveram hanseníase e, em grupos guiados, propor novas ideias e soluções para as necessidades diárias dos indivíduos”, explica a Dra. Susilene.

Para participar do curso Tecnologia Assistiva no Sistema Único de Saúde – Programa OPM na Hanseníase – Coparticipação com o Terceiro Setor é preciso estar inscrito no Congresso Brasileiro de Hansenologia e fazer o investimento de R$ 50,00. As inscrições podem ser feitas no site www.sbhansenologia.org.br.

Tecnologia assistiva mudando vidas

Dra. Susilene é idealizadora e embaixadora da Ação TECHansen, iniciativa cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiências físicas decorrentes da hanseníase. Por meio da iniciativa, o Insituto AAL doa materiais de tecnologia assistiva, como abdutores de polegar, talas e estabilizadores, para pacientes em todo o país. As solicitações para esses materiais podem ser feitas por profissionais de saúde que cuidam dos pacientes.

A fase piloto da TECHansen foi lançada em agosto de 2021, com foco inicial em São Paulo e Paraná. Hoje, a ação expandiu sua cobertura para todo o país, levando o Instituto AAL a receber, em 2022, menção honrosa do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde devido aos resultados excepcionais alcançados por meio da Ação TECHansen.

O 17º Congresso Brasileiro de Hansenologia

O Instituto Aliança Contra Hanseníase é um dos patrocinadores do 17º Congresso Brasileiro de Hansenologia. Com o tema “Avanços e Desafios 150 Anos após a Descoberta do Bacilo de Hansen”, a edição busca atualizar, treinar e aprimorar os recursos humanos envolvidos no manejo da hanseníase. Isso inclui destacar iniciativas bem-sucedidas voltadas para o diagnóstico precoce, tratamento, reabilitação física e proteção social para aqueles afetados pela hanseníase.

O congresso é realizado pela Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH) e ocorrerá de 17 a 23 de setembro de 2023, no Hotel Deville, em Cuiabá (MT). Especialistas renomados e convidados internacionais de destaque se reunirão para abordar aspectos contemporâneos da hanseníase no século XXI. O evento promete oferecer insights inestimáveis sobre avanços clínicos, exames complementares e inovações tecnológicas para um melhor manejo da hanseníase e a melhoria geral da qualidade de vida daqueles afetados por essa doença. Os médicos Francisco Bezerra de Almeida Neto e Isabela Maria Bernardes Goulart, diretores do AAL, fazem parte da comissão organizadora do congresso.

“Os maiores especialistas brasileiros e convidados estrangeiros renomados se reunião em Cuiabá para o maior evento brasileiro que trata da hanseníase, oportunidade para rever amigos, trocar ideias, atualizar cientificamente, conhecer experiências, iniciativas de valor, conhecer as estratégias inovadoras e criar novos laços de amizade em uma atmosfera científica, que marca todos os congressos de Hansenologia. Vamos juntos fazer um congresso memorável!”, afirma o presidente da SBH, Dr. Marco Andrey Cipriani Frade.

Assista aqui ao webdocumentário “Experiência Exitosas em Hanseníase – TECHansen”

Compartilhe este conteúdo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Nossas redes

Pesquisa

Artigos mais recentes

Categorias do blog

Sugestões de leitura

Receba nossas comunicações em seu email