Blog

Conheça o Dr. Francisco Bezerra de Almeida Neto, diretor executivo da Aliança contra Hanseníase

drfranciscoaal

Com cerca de 20 anos na área, o médico dermatologista tem dado grandes contribuições para o avanço da hansenologia no Brasil e para a formação de novos profissionais

Desde que foi lançado, em 2019, o Instituto Aliança contra Hanseníase tem se dedicado ao treinamento de médicos, à conscientização sobre a hanseníase e à prestação de assistência complementar aos pacientes de todo o território nacional. Em pouco tempo, tivemos grandes resultados em todas as frentes de atuação. Isso certamente não seria possível se não tivéssemos uma equipe formada por alguns dos melhores profissionais na área de hansenologia do país. Neste post, apresentamos nosso diretor executivo, Dr. Francisco Bezerra de Almeida Neto. 

Formação e atuação profissional

Médico Dermatologista, especialista em Hansenologia, Mestre em Patologia e Doutorando em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco, Dr. Francisco está na direção da AAL desde 2020, dando suporte aos projetos executados nos últimos anos, da concepção passando por análise, elaboração e avaliação de resultados.

Dr. Francisco trabalha no estado de Pernambuco e personifica os valores e as bases de atuação da AAL. É médico em dois centros de referência para hanseníase: Centro Professora Nilda Buarque, em Cabo de Santo Agostinho, e Centro de Referência Amélia de Pontes, em Caruaru. “Sou responsável por um montante que gira em torno de 350 pacientes, todos com hanseníase. Infelizmente, a maior parte deles chega até nós quando já está com grau de incapacidade 1 ou 2. É preciso um reforço educacional muito grande para os médicos que estão na ponta, para que eles consigam fazer os diagnósticos e conduzir seus próprios pacientes, restando às referências conduzir os casos de difícil desfecho ou que necessitam de investigações adicionais”. 

Para ajudar a mudar essa realidade, Dr, Francisco é professor titular da disciplina de Dermatologia no curso de Medicina do Centro Universitário Maurício de Nassau, em Recife. “Dedico seis tempos de aula à hanseníase no currículo de Dermatologia, justamente por identificar essa lacuna de formação que existe no âmbito pedagógico universitário. Todos os meus alunos têm a oportunidade de passar parte dos estágios dentro do ambulatório de hanseníase, o que eu acredito que vai se refletir de forma positiva na qualiade dos profissionais que entregaremos à sociedade. Eles não vão sair da faculdade sem saber o que é hanseníase e sem ter visto um paciente com hanseníase”

Pesquisa

Na área de pesquisa científica, Dr. Francisco atua como revisor de renomados periódicos: International Journal of Tropical Diseases, International Journal of Dermatology, PLos One, PLos Neglected Diseases e Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology, no qual tem o resultado de sua pesquisa de mestrado publicado. Em sua tese de doutorado, que pretende defender em breve, tem sua pesquisa baseada em populações linfocitárias, além de atuar como pesquisador em outras frentes, como a resistência medicamentosa.

Dr. Francisco na Aliança contra Hanseníase

“O Instituto é muito jovem, mas já tem grandes projetos em andamento que estão mostrando seus frutos, principalmente a ação TECHansen, que vem suprir essa lacuna do poder público em relação à disponibilização de órteses, próteses e materiais facilitadores para aqueles pacientes que, infelizmente, já estão sequelados pela doença. A AAL só tem a crescer, tem realizado importantes parcerias internacionais, com destaque para a CIOMAL, e se fortalece a cada dia que passa”, finaliza Dr. Francisco, que também é secretário geral da Sociedade Brasileira de Hansenologia.

Para conhecer outros profissionais que fazem parte da equipe Aliança contra Hanseníase, clique aqui.

Compartilhe este conteúdo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Nossas redes

Pesquisa

Artigos mais recentes

Categorias do blog

Sugestões de leitura

Receba nossas comunicações em seu email