Blog

Instituto AAL lança versão atualizada da plataforma DOCHansen, que conecta médicos generalistas com especialistas em Hansenologia sem custos

Instituto oferece, de maneira totalmente gratuita, plataforma inédita que conecta médicos generalistas do Brasil inteiro com especialistas em hanseníase com vasta experiência

O Instituto Aliança Contra Hanseníase (AAL, na sigla em inglês – Alliance Against Leprosy) oferece, de maneira inédita, a partir de 13 de novembro de 2023, a versão atualizada da plataforma virtual que ajuda os médicos na condução de casos complexos de hanseníase, gratuitamente.

Chamada de DOCHansen e financiada pela Ordem de Malta Internacional contra a Hanseníase (CIOMAL), a ferramenta conecta médicos generalistas de todo o Brasil ou de países lusófonos, que atuam majoritariamente nas Unidades Básicas de Saúde, que têm dúvidas em relação ao diagnóstico e/ou à condução de casos de hanseníase com experientes hansenologistas brasileiros.

Como funciona?

O médico generalista que possuir dúvidas com relação ao diagnóstico ou tratamento a ser aplicado em casos de hanseníase pode solicitar o seu cadastro na plataforma DOCHansen. Nesta etapa inicial, o profissional deve preencher seus dados e anexar seus documentos pessoais. Importante que os documentos estejam com perfeitas condições de leitura. Em até 72h, a equipe técnica do DOCHansen fará a conferência da documentação, e após a validação, enviará as credenciais de acesso, por e-mail, ao médico generalista. Caso exista alguma divergência de informação, o médico também será comunicado por e-mail. Ao receber suas credenciais, o médico generalista poderá acessar a plataforma e cadastrar seus casos com histórico, exames, fotos e tudo o que for necessário para um atendimento virtual de qualidade. Em até 72 horas, receberá a resposta do médico consultor, e todas as interações necessárias para esclarecimento das dúvidas. Todo o contato será realizado via plataforma, evitando o vazamento de informações em grupos sociais sem a proteção de dados sensíveis, que é uma exigência e está em consonância com as resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM).

A inscrição para utilizar a plataforma pode ser feita pelo site www.aal.org.br/dochansen.

Médicos especialistas em hanseníase são essenciais no diagnóstico

O desejo da presidente da Aliança Contra Hanseníase, Dra Laila de Laguiche, é que os médicos consultores, que são especialistas em hanseníase, sejam mais valorizados frente ao mercado de trabalho. O Instituto AAL é responsável pelo recrutamento e remuneração dos hansenologistas na sua atuação no DOCHansen.

De acordo com o Dr. Francisco Almeida, consultor e embaixador do DOCHansen, e que também é professor atuante na graduação em Medicina, o “ensino sobre a hanseníase está desaparecendo das grades curriculares, o que faz com que os novos profissionais não tenham conhecimentos sobre a doença. Por isso a importância da iniciativa DOCHansen”.

“A porta de entrada da maioria dos médicos recém-formados e para os pacientes do SUS, permanece sendo a Atenção Primária à Saúde e/ou as emergências. Portanto, é essencial que eles conheçam o agravo para que os pacientes sejam bem conduzidos. A lacuna no conhecimento da doença é a principal responsável pela queda no coeficiente de detecção observado ao longo dos anos”, afirma o embaixador do DOCHansen.

Pensando na carência e necessidade de médicos especialistas, a iniciativa, que possui as melhores expectativas quanto a seu funcionamento e auxílio, é uma ferramenta com algumas limitações. “Ainda não há a disponibilidade de um teste laboratorial que substitua um exame físico acurado em todas as formas clínicas da hanseníase, sendo a experiência clínica a única ferramenta que oferece a maior segurança. Além disso, os casos avançados da doença por vezes são de grande complexidade, então, de fato, faz-se necessário o olhar do especialista para um melhor desfecho, minimizando a ocorrência das incapacidades irreversíveis que podem ser decorrentes da hanseníase”, explica Dr. Francisco.

Histórico

A ferramenta nasceu, em 2022, e funcionou, em sua primeira versão, de forma piloto por oito meses, realizando uma ponte entre médicos generalistas com experientes Hansenologistas brasileiros.

“A concepção deste projeto foi consequência de nossa atuação no Mato Grosso desde 2019, capacitando mais de 800 profissionais de saúde. Pudemos observar o caráter efêmero do impacto das capacitações. Os médicos encontram-se isolados e têm muitas dúvidas. Sem tutoria, o conhecimento se perde. Aliado à grande rotatividade dos médicos nas unidades de saúde, acreditamos que as Teleinterconsultorias poderão ser de grande impacto para a qualidade no atendimento dos doentes”, comenta Dra. Laila de Laguiche, médica hansenologista e presidente da Aliança Contra Hanseníase.

Segundo dados da última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o segundo país no mundo com mais casos novos de hanseníase (28.660), ficando apenas atrás da Índia (114.400) no ano de 2021. Apesar da incidência de casos ser alta no Brasil, existe uma carência de especialistas na área. Segundo o médico e embaixador do DOCHansen, Dr. Francisco Almeida, “os participantes das capacitações possuíam muitas dúvidas em relação à doença, seu diagnóstico e evolução, além de um crescente número de trocas de informações sensíveis, incluindo imagens de pacientes, em grupos informais de WhatsApp, sendo procedimentos que ferem os preceitos da Ética Médica”.

Sobre o Instituto Aliança contra Hanseníase

Com sede em Curitiba (PR) e projeção internacional, o Instituto Aliança contra Hanseníase é uma associação sem fins lucrativos que une ciência, educação e filantropia no combate à hanseníase. O Instituto AAL foi fundado pela dermatologista e hansenologista Dra. Laila de Laguiche, profissional com 20 anos de experiência na área, pós-graduada em Saúde Internacional e Doenças Tropicais pelo Instituto de Medicina Tropical da Antuérpia (Bélgica). Já atuou como representante da regional Sul e Relações Internacionais da Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH). A entidade ainda conta com uma equipe de conselheiros formada por grandes referências em hansenologia no Brasil e na América Latina. 

Capacidade técnica

O Instituto Aliança contra Hanseníase tem atuação destacada em projetos de impacto social. Desde 2021 mantém a premiada ação TECHansen, que tem o objetivo de doar materiais, equipamentos e tecnologia assistiva para pacientes que apresentam deficiências físicas ou alterações ocasionadas pela doença nos olhos, nariz, mãos e pés. Conheça a ação TECHansen.

O Instituto AAL também realiza a ação FeetHansen, implementando oficinas ortopédicas de confecção de palmilhas e adaptação de calçados – sapatarias AAL, além da produção de sapatos digitais, que utiliza tecnologia 3D.

Compartilhe este conteúdo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Nossas redes

Pesquisa

Artigos mais recentes

Categorias do blog

Sugestões de leitura

Receba nossas comunicações em seu email