Iniciativa oferece atendimento online gratuito para pacientes e familiares acometidos pela hanseníase, de qualquer lugar do Brasil
No dia 8 de março de 2025, às 10h (horário de Brasília), o Instituto Aliança Contra a Hanseníase lançará a nova ação DOCHansen Suporte Psicológico, uma iniciativa pioneira para oferecer atendimento psicológico online gratuito a pessoas acometidas pela hanseníase e seus familiares.
Clique aqui e assista ao vivo pelo YouTube
O projeto tem como objetivo principal proporcionar suporte emocional e psicológico para aqueles que enfrentam os desafios e os impactos psicológicos da doença, incluindo o estigma social e preconceito.
A ação DOCHansen – Suporte Psicológico é uma iniciativa do Instituto Aliança Contra a Hanseníase e conta com o financiamento da CIOMAL – Companhia Internacional da Ordem de Malta contra a Hanseníase, reforçando o compromisso da organização em ampliar o acesso ao cuidado integral para pacientes e suas famílias, complementando o sistema de teleconsultas já oferecido pelo Instituto AAL.
A iniciativa nasceu a partir de um processo de escuta ativa das pessoas acometidas, que relataram frequentemente a necessidade de suporte emocional, com acompanhamento profissional. Este serviço, apesar de ser oferecido pelo Sistema Único de Saúde, apresenta uma demanda represada.
De acordo com a Dra. Laila de Laguiche, fundadora e presidente do Instituto Aliança Contra a Hanseníase, a nova ação representa um avanço significativo na abordagem do impacto da hanseníase na saúde mental. “A hanseníase é uma doença que vai muito além dos sintomas físicos. O estigma, o isolamento e as dificuldades emocionais são desafios reais que muitos pacientes enfrentam. Com o DOCHansen – Suporte Psicológico, queremos oferecer acolhimento e acompanhamento especializado, ajudando essas pessoas a ressignificarem suas experiências e reconstruírem sua autoestima e qualidade de vida“, destaca.
Objetivos e perspectivas da ação
O DOCHansen – Suporte Psicológico tem como meta inicial realizar 500 atendimentos no primeiro ano de funcionamento, garantindo que aqueles que necessitam de suporte possam contar com a disponibilidade de uma equipe de psicólogos especializados e engajados nesta problemática, garantindo uma continuidade no processo terapêutico. Além disso, a iniciativa também visa:
- Promover acolhimento emocional para pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares;
- Reduzir os impactos psicológicos da doença, incluindo ansiedade, depressão e isolamento social;
- Desenvolver uma rede de apoio psicológico e social para os beneficiários;
- Entender o cenário sobre a saúde mental de pacientes com hanseníase, auxiliando na construção de políticas públicas mais eficazes.
A perspectiva é que, com o avanço do programa e novas parcerias, o atendimento possa ser ampliado para mais pessoas, garantindo suporte psicológico contínuo para aqueles que convivem com a doença.
Como acessar o atendimento
Os atendimentos serão realizados de forma 100% online, permitindo que pacientes de qualquer região do Brasil possam participar. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site oficial do Instituto Aliança Contra a Hanseníase (https://aal.org.br/dochansen/docpsi/) onde encontrarão mais informações sobre o processo de agendamento.
Os atendimentos serão inteiramente gratuitos para os pacientes e familiares, com total sigilo das informações clínicas, e exclusivos para pessoas acometidas pela hanseníase e seus familiares.
Sobre o Instituto
Com sede em Curitiba (PR) e atuação internacional, o Instituto Aliança contra Hanseníase – AAL, na sigla em inglês (Alliance Against Leprosy), é uma associação sem fins lucrativos fundada em 2018 que une ciência, educação e assitência no combate à hanseníase, doença também conhecida como lepra. Tem foco exclusivo em hanseníase e seu objetivo é qualificar profissionais de saúde para que possam diagnosticar e tratar a hanseníase de forma ética e comprometida com a população afetada; disseminar informações de qualidade sobre a doença para conscientizar a população e combater a discriminação; e prestar assistência a pessoas com deficiências físicas causadas pela hanseníase.
Mais informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Instituto AAL
E-mail: [email protected]
Telefone: 41 99247-8873
Para saber mais sobre o prêmio e o trabalho do Instituto, acesse aal.org.br.