Durante seu estágio no Instituto Aliança Contra Hanseníase – AAL, de 14 de janeiro a 30 de abril de 2025, Ambre Bigot — estudante de Ciências Políticas do Instituto de Estudos Politico de Rennes (Institut d’Etudes Politiques IEP – França) — viveu uma experiência que ampliou sua visão sobre os direitos humanos e a exclusão social.
“O estágio no Instituto AAL permitiu-me compreender que a questão dos direitos humanos está presente em todas as áreas da sociedade.”
Ao entrar em contato direto com os desafios enfrentados por pessoas acometidas pela hanseníase, Ambre refletiu sobre a força do estigma e a invisibilidade das doenças negligenciadas:
“A hanseníase ensinou-me que o respeito pela dignidade humana é a chave de leitura fundamental para compreender os desafios desta doença”, compartilhou Ambre em seu tocante relato de estágio.
Ao final, uma poderosa lição:
💬 “Lutar pelos direitos humanos é, antes de mais nada, um ato de empatia e de escuta ativa.”
Sua trajetória conosco reforça a importância do acolhimento, da empatia e do engajamento de profissionais na transformação social.
💜 Nós, do Instituto Aliança Contra Hanseníase, agradecemos à Ambre por sua dedicação, sensibilidade e por somar à nossa missão de combater o estigma e defender a dignidade de todas as pessoas afetadas pela hanseníase.
#DireitosHumanos #Hanseníase #EstágioTransformador #InstitutoAAL #EstigmaNão #SaúdeComDignidade #JuventudeEngajada #EmpatiaQueTransforma #melhoresongs #estagiointernacionalnobrasil #estagioemongnobrasil #dralailadelaguiche #laila #alianca #HanseniaseTemCura #aal