Blog

Ágora AAL 2025 consolida rede de gestores aliados e fortalece a excelência no combate à hanseníase no Brasil

Campo Grande (MS), outubro de 2025 – O Instituto Aliança Contra Hanseníase (AAL) promoveu, na última semana de outubro, entre os dias 23 e 24, o Ágora 2025 – Encontro das Unidades de Referência em Hanseníase Aliadas AAL, reunindo gestores, pesquisadores e lideranças das principais instituições parceiras do país. O evento foi realizado no Hospital São Julião, em Campo Grande (MS), e se consolidou como um marco de integração, inovação e troca de experiências voltadas ao enfrentamento da hanseníase no Brasil.

Durante dois dias de imersão, os participantes compartilharam boas práticas, discutiram estratégias de gestão, inovação tecnológica e educação permanente em saúde, além de delinearem novos caminhos para o fortalecimento da rede de atenção à hanseníase.

“O Ágora simboliza a essência do trabalho colaborativo. Reunimos profissionais de referência que, em diferentes estados, têm o mesmo propósito: oferecer um atendimento humanizado, eficiente e integral às pessoas acometidas pela hanseníase”, destacou Nicole Morihama, gerente geral do Instituto AAL.

Além da equipe AAL, estiveram presentes representantes das unidades aliadas que compõem a rede técnica do AAL: o Instituto Lauro de Souza Lima (SP), o Hospital Dermatologia Sanitária do Paraná – São Roque (PR) e o Hospital São Julião (MS).

Entre os participantes, destacam-se:

  • Dra. Laila de Laguiche, presidente e fundadora do Instituto AAL;
  • Nicole Morihama, gerente geral do Instituto AAL;
  • Dra. Susilene Nardi, diretora técnica e consultora do AAL;
  • Dr. Marcelo Távora Mira, diretor científico do AAL;
  • Dr. José Ricardo Bombini, diretor técnico do Instituto Lauro de Souza Lima;
  • Dra. Patrícia Samarco Rosa, pesquisadora do ILSL;
  • Maristela Zanella, diretora técnica do HDSPR Hospital São Roque;
  • Marcos Paulo Colla, coordenador administrativo do HDSPR Hospital São Roque;
  • Dr. Augusto Afonso Brasil, diretor técnico do Hospital São Julião;
  • Maurício Pompilio, diretor de ensino e pesquisa do Hospital São Julião;
  • Jessyka Mendes, superintendente de gestão do Hospital São Julião;
  • Caoana Duarte, gerente de gestão de pessoas Hospital São Julião;
  • Christopher Naressi, gerente de expansão hospitalar Hospital São Julião;
  • Marcos Piccini, coordenador do serviço de oftalmologia Hospital São Julião.

“O evento reforçou a importância da cooperação técnica entre as instituições. Juntos, conseguimos potencializar resultados e criar soluções que aproximam a ciência da prática assistencial”, afirmou Dra. Laila de Laguiche, fundadora do AAL.

Ao final, os participantes reafirmaram o compromisso de manter uma rede ativa de comunicação, troca de conhecimento e monitoramento conjunto de indicadores de desempenho. O encontro encerrou-se com a construção de uma agenda integrada de ações para 2026, que prevê novas edições regionais do Ágora e a expansão do programa de formação interprofissional promovido pelo Instituto AAL.

“Saímos do Ágora com a sensação de que estamos escrevendo um novo capítulo na história da hanseníase no Brasil – um capítulo pautado pela excelência, pela empatia e pela inovação”, concluiu Nicole Morihama, gerente geral do Instituto AAL.

O Instituto Aliança Contra Hanseníase expressa seu profundo agradecimento a todos os participantes do Ágora 2025 pelo engajamento e pelas valiosas contribuições que enriqueceram os debates e fortaleceram a rede aliada. Um agradecimento especial é dirigido à equipe do Hospital São Julião, pela hospitalidade exemplar, pela infraestrutura disponibilizada e pelo compromisso em acolher com tanto cuidado e excelência todos os convidados. O profissionalismo e a dedicação da equipe do HSJ foram fundamentais para o sucesso deste encontro.


Sobre o Instituto AAL
O Instituto Aliança Contra Hanseníase (AAL) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em 2018 pela Dra. Laila de Laguiche e um grupo multidisciplinar de profissionais. Atua com base em três pilares — ciência, educação e assistência — e tem como missão contribuir para a eliminação da hanseníase e a defesa da dignidade humana. Com projetos de impacto como o TECHansen, FeetHansen, DOCHansen e Educação em Hanseníase, o Instituto foi reconhecido entre as 100 melhores ONGs do Brasil.

📍 Saiba mais em www.aal.org.br

Compartilhe este conteúdo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Nossas redes

Pesquisa

Artigos mais recentes

Categorias do blog

Sugestões de leitura

Receba nossas comunicações em seu email