Blog

AAL apoia Oficina Nacional de Prevenção e Reabilitação em Hanseníase no HUB-UnB

O Instituto Aliança Contra a Hanseníase (AAL) estabeleceu parceira com o Ministério da Saúde, em apoio à realização da Oficina de Prevenção e Reabilitação Física e Cirúrgica em Hanseníase, que acontece de 08 a 12 de setembro de 2025, no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA).

Com uma programação que combina aulas teóricas, práticas clínicas, cirúrgicas, fisioterapêuticas e de adaptação de calçados, a Oficina reunirá 63 profissionais de saúde – entre cirurgiões ortopédicos, neurologistas, microcirurgiões, clínicos, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais – vindos de 11 estados e do Distrito Federal. O objetivo é qualificar especialistas para atuar como referências em seus territórios, ampliando a capacidade da rede de saúde para atender pessoas acometidas pela hanseníase em situação de prevenção e reabilitação.

Ao longo da semana, estão previstos cerca de 20 procedimentos cirúrgicos em 15 pacientes, além do acompanhamento clínico e fisioterapêutico de pessoas em tratamento de reações e neurites. Também será realizada uma oficina prática de adaptação de calçados, fundamental para evitar incapacidades físicas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

O papel do Instituto AAL será fundamental para o sucesso da iniciativa: a organização ficará responsável pelo custeio do aluguel de órteses, próteses e meios auxiliares (OPMs), como muletas e cadeiras de rodas, que serão utilizadas na reabilitação pós-cirúrgica dos pacientes. Esses equipamentos são indispensáveis para garantir recuperação segura, mobilidade e autonomia aos participantes do processo de reabilitação.

Segundo a Dra. Laila de Laguiche, fundadora e diretora do Instituto AAL, o apoio reforça a missão da entidade de unir ciência, educação e assistência no enfrentamento da hanseníase:

“Nossa atuação vai além da prevenção e do tratamento. Queremos assegurar dignidade às pessoas afetadas, oferecendo condições para que possam retomar suas vidas, com mais independência e menos estigma. Contribuir para uma oficina como esta, que qualifica profissionais e transforma diretamente a realidade de pacientes, está em total sintonia com a nossa missão.”

O apoio do AAL soma-se aos esforços do Ministério da Saúde, do HUB-UnB, da Ebserh e da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, fortalecendo a integração entre ciência, prática clínica e políticas públicas. A iniciativa também simboliza um passo importante para a estruturação de serviços especializados em hanseníase em diferentes estados do país, ampliando o alcance das ações de reabilitação física e cirúrgica.

Com este trabalho, o AAL reafirma seu papel como referência nacional e internacional no combate à hanseníase, sempre em defesa da vida, dignidade e inclusão social das pessoas acometidas pela doença.

Compartilhe este conteúdo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Nossas redes

Pesquisa

Artigos mais recentes

Categorias do blog

Sugestões de leitura

Receba nossas comunicações em seu email