Agenda de compromissos também incluiu encontro com pacientes, visita a Hospital de Dermatologia Sanitária, Universidade Federal e organização parceira
Neste mês, Curitiba teve a honra de receber a visita ilustre do presidente da Companhia Internacional da Ordem de Malta contra a Hanseníase (CIOMAL), Thierry Zen Ruffinen. A sua presença na capital paranaense foi marcada por uma série de compromissos, fruto de um convite do Instituto Aliança contra Hanseníase.
A CIOMAL é uma organização humanitária internacional dedicada à luta contra a hanseníase, e sua visita ao Brasil teve o objetivo de divulgar as ações em parceria com o Instituto AAL para combater essa doença no país. Entre os dias 16 e 19 de setembro, Thierry Zen Ruffinen desembarcou em Curitiba, acompanhado pela Dra. Laila de Laguiche, fundadora e presidente do Instituto.
“A visita do presidente da CIOMAL ao Brasil foi essencial para a compreensão da importância de nossas ações no território nacional. O reconhecimento de nossos financiadores é imprescindível para dar continuidade aos nossos projetos”, comenta Dra. Laila.
No dia 18 de setembro, um encontro de grande importância ocorreu na sede da Prefeitura Municipal de Curitiba, onde o presidente da CIOMAL se reuniu com o prefeito da cidade, Rafael Greca. Durante essa reunião, Thierry apresentou as iniciativas que o Instituto AAL, em colaboração com a CIOMAL, está promovendo em diferentes regiões do Brasil para combater a hanseníase.
Relatos de pacientes
Além da reunião com o prefeito, Thierry também se encontrou com pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares, liderados pela Representante dos Interesses dos Pacientes do Instituto o AAL, Francisca de Barros, conhecida como Dide. Durante esse encontro, Thierry ouviu relatos sobre tratamentos, assistência e participação nas atividades promovidas pelo Instituto AAL. Ele se surpreendeu ao tomar conhecimento das práticas de internação compulsória que ocorreram no Brasil, muitas vezes resultando na separação das famílias dos pacientes.
Visita ao Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná
A visita de Thierry a Curitiba incluiu também uma parada no Hospital de Dermatologia Sanitária do Paraná (HDSPR), onde foi recebido pela equipe administrativa da Dra. Maristela Zanella, diretora da instituição. Na ocasião, o Instituto AAL fez a doação de um soprador térmico, um equipamento essencial para a produção de órteses, como palmilhas e adaptações em calçados, em cooperação com o Grupo Vonder. Essa doação simboliza o compromisso de apoiar a oficina ortopédica do hospital.
Órteses e próteses 3D
Além disso, Thierry e a Dra. Laila visitaram a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para conhecer o projeto de desenvolvimento de órteses e próteses 3D liderado pela Dra. Maria Lucia Leite Ribeiro Okimoto, coordenadora do Laboratório de Ergonomia e Usabilidade do Departamento de Engenharia Mecânica. Este projeto visa criar o primeiro sapato digital brasileiro para pessoas afetadas pela hanseníase, representando uma parceria promissora entre o Instituto AAL e a UFPR.
“É uma honra podermos colaborar para o desenvolvimento técnico-científico do nosso país! Poderemos, em um futuro breve, entregar essa tecnologia diretamente aos pacientes através do nosso projeto TECHANSEN”, acrescenta a presidente do AAL.
A visita em Curitiba também incluiu a participação no projeto “Amigas em Ação,” responsável pela fabricação de tipoias utilizadas na Ação TECHansen, uma iniciativa do Instituto AAL que busca doar materiais, equipamentos e tecnologia assistiva para pacientes com deficiências físicas ou alterações causadas pela hanseníase nos olhos, nariz, mãos e pés.
Da esquerda para a direita: Dra Laila: Bettina Demeterco, Denise Valente, Dra. Laila de Laguiche e Laila Omar Hajar
Relação com Curitiba
A relação entre o Instituto AAL e Curitiba é profunda, uma vez que a cidade é o lar da sede da instituição e foi o local de seu lançamento, em 2019. O evento contou com a presença de autoridades políticas locais, apoiadores e especialistas, e teve como destaque o relato de Dom Peruzzo, arcebispo de Curitiba, que compartilhou a necessidade de superar o preconceito em relação à doença. O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, também expressou seu apoio à iniciativa.
No mesmo ano, a Dra. Laila de Laguiche foi convidada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) para informar os vereadores sobre a persistência da hanseníase. Ela destacou que a hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria que afeta o sistema nervoso periférico e a pele, podendo levar a incapacidades físicas irreversíveis. A falta de saneamento básico e o contato próximo com vetores infecciosos tornam as populações em situação de miséria e pobreza particularmente vulneráveis à doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).