Blog

2° Edital FeetHansen AAL para doação de calçados impressos em 3D

2° EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA

Curitiba, 15 de setembro de 2024

O Instituto Aliança Contra Hanseníase – AAL (Alliance Against Leprosy na sigla em inglês), por meio de sua Diretoria Executiva, em observância ao seu propósito de atuação, vem a público divulgar mais uma iniciativa em benefício das pessoas acometidas pela hanseníase, no Brasil.

Com financiamento internacional da Fundação CIOMAL (Campanha Internacional da Ordem de Malta contra a Lepra), organização criada em 1958, que atua na luta contra a hanseníase e todas as exclusões relacionadas com esta doença, sendo parte da Ordem de Malta da Suíça, com sede em Genebra, o Instituto AAL doará 40 pares de sapatos digitais a pacientes com sequelas de neuropatias periféricas causadas pela hanseníase com ou sem deficiência nos pés, por meio do seu segundo edital de chamamento público.

Em uma proposta inédita no mundo, a presidente, Dra. Laila de Laguiche, juntamente com a diretoria técnica do Instituto AAL, Dra. Susilene Maria Tonelli Nardi, encontrou uma solução moderna para confeccionar calçados inteiramente sob medida, com utilização de tecnologia de ponta. Trata-se dos calçados impressos em 3D, que, no caso das neuropatias ocasionadas pela hanseníase, são indicados para os pacientes que não conseguem adaptar aos seus pés, os calçados comerciais.  

A ação promove uma grande melhoria na qualidade de vida dos participantes, pois esses calçados oferecem conforto, melhor cicatrização das feridas, estabilidade da marcha, aceitabilidade social, além de serem produzidos rapidamente e entregues na casa do paciente.

COMO FUNCIONA?

Os calçados impressos em 3D são indicados para pacientes que não conseguem usar calçados comerciais por causa das deficiências nos pés, que se adaptam a calçados fechados, que apresentem elegibilidade para o uso após análise da comissão julgadora e que desejam receber a doação de calçados confortáveis, confeccionados sob medida e com tecnologia de ponta.

Os custos de produção e envio do calçado serão subsidiados pelo Instituto AAL e CIOMAL.

Ao identificar esse perfil de paciente, o profissional de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais) responsável pelo tratamento e acompanhamento dos indivíduos que tem ou tiveram hanseníase deverá coletar as informações do paciente e submetê-las para a avaliação até o dia 30/09/2024, por meio do formulário que será detalhado a seguir.

A banca avaliadora, formada por doutores do Instituto AAL e por doutores externos, receberá as submissões, analisará cada uma delas e aprovará 40 pacientes a serem contemplados com os calçados personalizados. Caso seja necessário esclarecer alguma dúvida, o profissional de saúde será consultado por e-mail ou WhatsApp.

Após a divulgação da lista dos pacientes contemplados, a empresa parceira do Instituto AAL responsável pela confecção dos calçados entrará em contato com o paciente e/ou com o profissional de saúde para agendar a avaliação e os exames, incluindo a digitalização dos pés, em uma das suas filiais.

Na data e horário agendados, o paciente beneficiado deverá se deslocar até uma das unidades da empresa parceira para digitalização dos pés (o transporte do paciente até a filial deverá ser a cargo do paciente ou instituição de saúde solicitante e/ou a qual ele está sendo acompanhado).

Após esse procedimento, a empresa parceira produzirá, em até 30 dias, os calçados e as palmilhas confeccionados em impressão 3D para cada um dos pacientes contemplados.

Ao finalizar o processo de produção, a empresa parceira enviará gratuitamente o calçado para o paciente no endereço por ele indicado.  (Importante que os pacientes indiquem um endereço em que os Correios possam fazer a entrega, e que exista um responsável pelo recebimento em horário comercial).

O cumprimento dos prazos e a garantia da fabricação dos sapatos são de responsabilidade da empresa que confeccionará os sapatos.

O Instituto AAL, por meio de sua diretoria, se compromete a acompanhar o uso dos sapatos e a monitorar os impactos positivos do calçado na qualidade de vida dos pacientes contemplados.

Então, ao receber o calçado, o paciente deve confirmar o recebimento ao Instituto Aliança Contra Hanseníase – AAL e ao profissional de saúde responsável pelo seu tratamento/acompanhamento, para que inicie o uso monitorado, seguindo as instruções da equipe AAL e da empresa parceira.

Importante ressaltar que o paciente e o profissional que o acompanha deverão estar concordantes com a concessão de fotos, áudios e vídeos de todo o processo que compreende o antes e depois do uso do calçado, e assinar o termo de consentimento livre e esclarecido. O envio das fotos e demais registros deverá ser quinzenal, ou sempre que solicitado pela equipe AAL.

QUAL O PERFIL DE PACIENTE APTO A PARTIPAR DA AÇÃO?

  • Paciente que queira receber a doação do sapato impresso em 3D, que esteja ciente sobre o seu uso e sobre as responsabilidades, descritas neste edital, com o Instituto AAL e com o profissional requisitante;
  • Paciente adulto que é ou foi acometido pela hanseníase;
  • Paciente residente em um dos estados que possua uma filial (ou a matriz) da empresa Pés sem Dor. (Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins);
  • Paciente que possa arcar com as despesas de transporte até a empresa que fará a digitalização de seus pés, localizada em uma das capitais dos estados listados acima;
  • Paciente que tenha um endereço postal válido (para a entrega dos calçados 3D pelos correios);
  • Paciente que possa ser contatado pela equipe AAL e por seus profissionais de saúde sempre que necessário;
  • Paciente que esteja em acompanhamento OU em contato com profissional de saúde apto a preencher os anexos necessários para essa submissão;

COMO PROCEDER?

  1. COLETA DAS INFORMAÇÕES DOS CASOS

Apenas o profissional de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais) responsável pelo tratamento e acompanhamento dos casos dos pacientes acometidos pela hanseníase deverá coletar as informações e preencher as informações no Formulário online Submissão Casos dos pacientes.

  • QUAIS INFORMAÇÕES DEVERÃO SER ENVIADAS

Baixe os modelos dos formulários para saber quais informações deverão ser preenchidas e enviadas!

ANEXO 1: (baixe aqui o modelo do anexo)

  • Dados do profissional de saúde
  • Dados pessoais do paciente
  • Dados clínicos do paciente

ANEXO 2: (baixe aqui o modelo do anexo)

  • TCLE – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido preenchido e assinado (baixe aqui o modelo do anexo)

ANEXO 3: (baixe aqui o modelo do anexoao clicar, o anexo será baixado em sua pasta Downloads)

  • Arquivo único com fotos dos pés do paciente. Inserir as fotos nesse documento.

SUBMISSÃO DAS INFORMAÇÕES DOS CASOS

O profissional de saúde deverá submeter as informações solicitadas e detalhadas acima por meio do Formulário online Submissão Casos dos pacientes, clicando neste LINK: até às 22h do dia 30/09/2024.

CRONOGRAMA

15/09/2024: lançamento do Edital, início do recebimento dos casos

30/09/2024: encerramento do recebimento dos casos, às 22h (horário Brasília)

15/10/2024: divulgação dos resultados das avaliações e contemplados

16/10/2024: início dos agendamentos e confecção dos calçados

Assim, convidamos a todos os profissionais de saúde responsáveis pelos tratamentos de pacientes de hanseníase nestas condições que submetam seus casos para avaliação até às 22h do dia 30 de setembro de 2024, por meio do formulário online https://forms.gle/b3QrmQR6wQwKZrjR9.

Contamos com a participação dos profissionais que acompanham os casos que tem ou tiveram hanseníase do Brasil inteiro para a inscrição dos casos que julgarem pertencentes a esta proposta para que o Instituto AAL possa beneficiar pacientes de todos os estados do país.

Nós, do Instituto Aliança Contra Hanseníase, estamos empenhados em oferecer melhor qualidade de vida e dignidade às pessoas acometidas pela hanseníase, em todo o Brasil.

Dúvidas e demais esclarecimentos podem ser encaminhados para [email protected]

Atenciosamente,

Dra. Laila de Laguiche
Presidente e Fundadora Instituto AAL      

Dra. Susilene Maria Tonelli Nardi
Diretora Técnica Instituto AAL

Nicole Morihama
Gerente Geral Instituto AAL

Para conhecer mais e acompanhar o nosso trabalho, acesse:

Site: www.aal.org.br

Instagram: https://www.instagram.com/aliancacontrahanseniase/

Facebook: https://www.facebook.com/aliancacontrahanseniase/

Youtube: https://www.youtube.com/@aliancacontrahanseniase

Inscreva-se e receba a nossa Newsletter: https://aal.org.br/newsletters/

Compartilhe este conteúdo:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Nossas redes

Pesquisa

Artigos mais recentes

Categorias do blog

Sugestões de leitura

Receba nossas comunicações em seu email